Graças à sua disposição em forma de grade de duas camadas ITO, os sensores PCAP com capacidade multitouch podem teoricamente detectar um número infinito de pontos de contato simultaneamente. Como resultado, as telas sensíveis ao toque PCAP têm uma densidade muito alta de pontos de toque, o que permite um reconhecimento de toque muito preciso, mas também permite entradas indesejadas.
Os sensores PCAP altamente sensíveis exigem uma coordenação muito precisa e específica da aplicação do software e do controlador para processar as entradas na forma desejada, tempo de resposta e ergonomia e, ao mesmo tempo, excluir gestos indesejados ou métodos de entrada.
Ajuste do controlador específico do aplicativo
O multitoque inclui vários métodos de entrada, como detectar movimentos de rotação, zoom ou slide.
Por meio da coordenação detalhada do software e do controlador, pode-se decidir se e como os métodos de entrada individuais são possíveis ou processados. Uma redução ou modificação da funcionalidade do software pode ser recomendada para várias aplicações.
Por exemplo, pode fazer sentido que o reconhecimento de gestos ou o deslizamento não sejam possíveis em máquinas públicas de bilheteria.
Além da gama de funções, a sensibilidade ou comportamento de reação aos impulsos de toque também é um critério importante que tem impacto na percepção ergonômica do usuário.
A qualidade de uma tela sensível ao toque afeta, portanto, não apenas as propriedades físicas do material ou a qualidade de fabricação, mas também, em grande medida, a coordenação competente e orientada à aplicação do software e do controlador.