Uma grande variedade de requisitos – sempre a melhor solução
Mais do que em quase qualquer outra indústria, os requisitos para uma tela sensível ao toque ou um sistema de toque são tão diversos e extensos quanto na tecnologia médica. Por um lado, isso se deve à ampla gama de aplicações e aos requisitos muito diferentes associados a ela. Mas também com o fato de que um mesmo dispositivo médico pode ser usado em ambientes completamente diferentes.
No que diz respeito aos materiais utilizados, acabamentos, tecnologia (resistiva ou projetada-capacitiva) e o design, faz diferença se, por exemplo, um dispositivo de diagnóstico é usado na sala de tratamento de um hospital ou em uma ambulância. No primeiro caso, compatibilidade eletromagnética ou proteção de privacidade, no segundo caso, robustez, resistência à vibração ou mesmo um tempo de resposta especial ao toque podem estar em primeiro plano.
Como quase nenhum outro fabricante de sistemas de toque em tecnologia médica, a Interelectronix oferece painéis de toque altamente específicos e IHMs (Interface Homem Máquina) para telas sensíveis ao toque resistivas (vidro-filme-vidro) e capacitivas projetadas (PCAP) que são precisamente projetadas para cada aplicação. E não apenas em tamanhos padrão, mas também em qualquer tamanho especial desejado.
Resistente a ácidos
Um requisito importante para telas sensíveis ao toque instaladas em dispositivos médicos é a resistência ácida permanente. Muitos agentes de limpeza e desinfetantes contêm substâncias químicas, como álcalis, e podem danificar permanentemente a superfície de uma tela sensível ao toque. Os ecrãs táteis ULTRA GFG da Interelectronixsão particularmente adequados para este requisito.
Devido à superfície de microvidro quimicamente resistente, eles são insensíveis a produtos químicos. Mesmo o contato regular das superfícies de vidro com produtos químicos e agentes de limpeza agressivos por longos períodos de tempo não causa desgaste ou comprometimento da funcionalidade.
Impermeável
Uma vantagem significativa da superfície de microvidro utilizada por Interelectronix é que um sistema de toque (resistivo ou capacitivo) torna-se impermeável em conjunto com o sistema de vedação apropriado. Ao contrário do poliéster (PET), o vidro é um material absolutamente impermeável.
Oferecemos vedações de acordo com a classe de proteção IP69K. As vedações que cumprem com a classe de proteção IP69K são particularmente resistentes aos efeitos de poeira, corpos estranhos, produtos químicos, vapor ou água (mesmo com limpeza de alta pressão).
Alternativamente, uma laminação de superfície total da tela sensível ao toque também é possível. São utilizados filmes e processos de laminação, dependendo da tecnologia desejada (resistiva ou capacitiva) ou da superfície (vidro ou plástico). Uma limitação em relação a este método de alcançar a estanqueidade completa pode ser a exigência simultânea de resistência ácida.
Dependendo do perfil de aplicação do dispositivo médico, realizamos testes padronizados de proteção de água em nome de nossos clientes, desde testes de gotejamento de água (IPX1) a jatos fortes de água a 100 l/min ou 10 bar (IPX6 ou IPX6K) até imersão permanente (IPX7 e IPX8).
Proteção contra sujeira
Um problema diário no ambiente médico é a proteção de uma tela sensível ao toque contra sujeira. Em quase nenhuma outra área de aplicação a higiene é tão importante quanto na tecnologia médica.
Uma maneira de neutralizar a penetração de sujeira no interior de uma tela sensível ao toque, bem como limpar superfícies mais facilmente é a laminação de superfície total. Uma folha frontal contínua torna a superfície das telas sensíveis ao toque insensível à sujeira e líquidos.
O processo de laminação é, portanto, particularmente adequado para aplicações com alto grau de contaminação. Uma laminação altamente transparente permite uma unidade homogênea e plana da superfície da tela sensível ao toque no painel de toque completo. Isso facilita a limpeza e desinfecção de toda a tela sensível ao toque sem permitir que líquidos penetrem em seu interior.
No entanto, as folhas e os processos de laminação utilizados dependem se é um ecrã táctil resistivo (vidro-filme-vidro) ou um ecrã táctil capacitivo projectado (PCAP).
Além disso, o sistema de toque deve ser instalado sem bordas sujas.
Ótima legibilidade na tela sensível ao toque
A legibilidade ideal das informações exibidas na tela sensível ao toque pode salvar vidas" na tecnologia médica. No entanto, a tarefa é tudo menos trivial e deve ter em conta o ambiente futuro e a área de aplicação no que diz respeito à solução técnica planeada. Os dispositivos médicos podem ser usados, por exemplo, sob luz muito brilhante na sala de cirurgia, em salas escuras ou em salas com luz natural e artificial. Poderão ter de ser tidas em conta outras fontes luminosas provenientes de outros dispositivos nas imediações.
Se você construir uma tela de vidro na frente de uma tela, o reflexo total aumenta em cerca de 10%. Dependendo das condições de luz ambiente, a legibilidade da tela é severamente perturbada pelos reflexos extras.
Colagem óptica:No caso das telas sensíveis ao toque capacitivas, é possível eliminar quase completamente a reflexão da superfície por meio de um processo de colagem especial, a colagem óptica.
A ligação óptica leva a dois efeitos ópticos principais:
- Melhoria dos contrastes
- Redução da reflexão
Ao unir o vidro protetor da tela sensível ao toque ao display usando um adesivo supertransparente, as duas superfícies reflexivas (frente e verso de vidro) são neutralizadas opticamente. O resultado são displays com excelente legibilidade mesmo em condições extremas de iluminação, os melhores contrastes e baixa reflexão.
Revestimento antirreflexo:As telas sensíveis ao toque resistivas GFG, por outro lado, podem usar lentes antirreflexo para evitar a reflexão direcional. O revestimento AR (antirreflexo) leva a uma supressão de reflexão do nível de luz de reflexão em cerca de 90%.
Quando se trata de revestimento antirreflexo, você pode escolher entre
- um revestimento óptico lambd 1/4 antirreflexo (revestimento antirreflexo)
- e um revestimento antirreflexo mecânico antirreflexo
escolher.
Escusado será dizer que uma combinação de lentes antirreflexo e um revestimento antirreflexo (= revestimento AR) leva ao melhor resultado óptico. No aplicativo, isso significa que um bom contraste de exibição é gerado mesmo em ambientes de alta interferência de luz.
Legibilidade da luz solar:No desenvolvimento de telas sensíveis ao toque no campo da tecnologia médica, a exigência de boa legibilidade da luz solar não é levada em conta. No entanto, a legibilidade da luz solar é necessária para todos os dispositivos médicos usados em quartos de pacientes, como dispositivos portáteis ou dispositivos médicos usados em medicina de emergência. Uma melhoria significativa na área de solubilidade solar Interelectronix alcançada com o uso de filtros de polarização circular. A luz é uma onda eletromagnética que oscila em ângulos retos (transversal) na direção de propagação. Aqui, a luz pode oscilar em todas as direções ou planos possíveis em ângulos retos para a direção de propagação.
Um filtro polarizador só permite a passagem de luz que está no plano de polarização do filtro. Como resultado, a luz que sai do filtro polarizador é sempre polarizada. O filtro polarizador atua como um polarizador para a luz, que é baseado no dicroísmo, ou seja, absorve luz polarizada complementar em vez de refleti-la como divisores de feixe polarizador.
EMC - Compatibilidade eletromagnética
Campos eletromagnéticos e radiação são importantes na tecnologia médica de várias maneiras. Por um lado, a radiação eletromagnética de dispositivos em aplicações médicas deve ser particularmente baixa para não influenciar outros dispositivos através da radiação radiada.
Por outro lado, um dispositivo médico deve ser o mais insensível possível à radiação eletromagnética para funcionar perfeitamente. Este requisito torna-se tanto mais importante quanto mais dispositivos houver numa sala.
No que diz respeito ao paciente e à equipe médica, a radiação eletromagnética também é de considerável importância. Mesmo que não haja resultados de pesquisa conclusivos sobre os efeitos não térmicos dos campos eletromagnéticos no corpo humano. No entanto, há indicações de que os campos eletromagnéticos têm um efeito negativo sobre o organismo humano.
Pelas razões mencionadas acima, há a necessidade de desenvolver telas sensíveis ao toque que tenham a melhor compatibilidade eletromagnética.
Um produto ideal neste contexto é o ecrã tátil patenteado ULTRA da Interelectronix, que está equipado com um acabamento de malha ITO. A tela sensível ao toque resistiva ULTRA tem desempenho acima da média nos testes da EMC e é ideal para uso em dispositivos médicos.
Nesse contexto, as "medidas de proteção para reduzir o risco de choque elétrico ao paciente" de acordo com a norma IEC 60601-1 (MOPP Means of Patient Protection), bem como as medidas de proteção em relação à "corrente de fuga do paciente", que são rigorosamente observadas por Interelectronix no projeto de sistemas de toque e IHMs, também são relevantes.
Resistente a riscos
A fim de garantir uma longa vida útil de uma tela sensível ao toque em tecnologia médica, a resistência ao risco da superfície de uma tela sensível ao toque é um critério importante. A superfície de microvidro usada pela Interelectronix , que é usada para telas sensíveis ao toque resistivas e projetadas (PCAP), é tão resistente a riscos que mesmo objetos pontiagudos não riscam a tela ou afetam sua funcionalidade.
Isso significa que a tela sensível ao toque pode ser facilmente operada com um bisturi ou qualquer outro objeto sem ser danificado. Isso permite que o cirurgião opere rapidamente uma tela sensível ao toque sem ter que colocar o bisturi.
Usabilidade com luvas
Um critério de requisito importante na tecnologia médica é a operacionalidade de dispositivos médicos com luvas. Qual é a tecnologia certa depende muito da área de aplicação e do tipo e espessura do material da luva.
Devido à sua tecnologia, telas sensíveis ao toque resistivas como o patenteado ULTRA GFG Touch são ideais para operação com luvas de todos os tipos. O ecrã tátil GFG resistivo já reage "à pressão da luz" e, por isso, pode ser operado com qualquer luva.
Uma tela sensível ao toque capacitiva projetada, por outro lado, reage a uma mudança de tensão em sua parte superior. O contato com um objeto condutor dispara o transporte de carga, que altera o campo eletrostático entre os eletrodos e a capacitância.
Luvas médicas ou luvas de látex são mais adequadas para operar uma tela sensível ao toque capacitiva projetada. Via de regra, eles são extremamente finos, não têm isolamento e são usados sem costuras na ponta dos dedos. Como resultado, a mudança de tensão necessária pode ser acionada quando tocado. Para uma usabilidade ideal, no entanto, o controlador deve ser adaptado à respectiva aplicação e ao tempo de resposta associado.
Resistência a choques e vibrações
A resistência a choques e vibrações em telas sensíveis ao toque usadas no ambiente médico são relevantes, por exemplo, em desfibriladores para medicina de emergência ou em dispositivos para monitoramento de pacientes.
O desenvolvimento de sistemas de toque que tenham uma resistência especial a choques e vibrações requer uma adaptação específica dos materiais, dos sistemas de vedação e amortecimento, da instalação e do uso de acabamentos posteriores.
Se necessário, a Interelectronix também oferece certificação das telas sensíveis ao toque de acordo com procedimentos de teste individuais ou normas comuns, como DIN EN 60068-2-64 /-6 /-29.