O objetivo dos testes de choque mecânico é testar condições em telas sensíveis ao toque que possam ocorrer durante o transporte ou uso subsequente.
O foco do teste está em uma possível deterioração das propriedades. As cargas são geralmente maiores do que o esperado em uso real.
O impulso de choque é caracterizado pela especificação do
- magnitude do pulso,
- duração nominal do pulso,
- o número de choques que ocorrem.
Deve notar-se que a forma do pulso é uma característica decisiva no procedimento de ensaio.
Choque mecânico
Um choque mecânico é um impulso de aceleração de curta duração e uma única vez em uma direção. Os testes de choque são particularmente importantes em telas sensíveis ao toque, especialmente para aplicações externas, como máquinas de bilhetes ou caixas eletrônicos. O problema do vandalismo é particularmente evidente com esses dispositivos. Uma construção especial com vidro Impactinator® como vidro monolítico ou vidro laminado cria telas sensíveis ao toque particularmente robustas e resistentes a impactos. No entanto, os dispositivos móveis também estão sujeitos a choques mecânicos, que são submetidos a choques quando tocam no chão ou caem.
O teste de queda de esfera é usado para determinar a resistência de anel único e a flexibilidade da superfície de uma tela sensível ao toque sob rápida deformação.
Os testes de queda de esferas são realizados de acordo com as seguintes normas:
O segundo teste de ensaios mecânicos ambientais é o teste de queda. O teste de queda é um processo de dinâmica de curto prazo com extremas não-linearidades no carregamento, comportamento do material, contato e deformação.
Todos os dispositivos com aplicações táteis que podem ser eliminados (por exemplo, aplicações móveis, portáteis) ou derrubados (por exemplo, dispositivos de secretária, dispositivos de diagnóstico) são qualificados a este respeito.