Foi somente em 2004 que o grafeno, um alótropo de carbono bidimensional transparente, foi descoberto. É um bom condutor de energia elétrica e térmica e é conhecido por ser 200x mais forte que o aço. Propriedades importantes do produto são, por exemplo, alta mobilidade eletrônica, permeabilidade e resistência ao calor. O que resulta no uso crescente em dispositivos flexíveis de radiofrequência, eletrônicos de consumo, supercapacitores, sensores, tinta condutora, telas sensíveis ao toque dobráveis e wearables.
Grafeno como substituto do ITO
Desde o aumento dos investimentos em pesquisa de grafeno em todo o mundo, o volume de mercado do produto aumentou acentuadamente (ver gráfico) e espera-se que aumente ainda mais até 2024.
Imagem: Mercado de grafeno dos EUA (usuário final) 2013 – 2024 (milhões de dólares)Iniciativas governamentais e doações de aproximadamente US$ 1,3 bilhão continuarão a impulsionar o crescimento global do mercado de grafeno. Assim, pode-se esperar novas descobertas de produtos inovadores e tecnologias de produção nos próximos anos. Cada vez mais empresas privadas nas áreas de especialidades químicas, aço, eletrônicos de consumo, energia, etc. foco em investimentos em produtos à base de grafeno. Existem mais de 2200 patentes chinesas e 1750 americanas baseadas em produtos de grafeno. De acordo com um relatório de pesquisa da empresa americana "Global Market Insights", a tendência está no campo da tecnologia de sensores, transistores, filmes condutores, etc.
Se você quiser saber mais sobre o crescimento do mercado grafeno, solicite uma análise detalhada das tendências regulatórias, armadilhas da indústria, desafios e oportunidades de crescimento para as empresas participantes na URL abaixo.