Na edição de setembro da revista "Surface and Coatings Technology" (Volume 324, 15 de setembro de 2017, Páginas 201-207) você em breve poderá ler o relatório de pesquisa "Revestimentos antirreflexo e biocidas de dupla funcionalidade".
Trata-se de um revestimento touchscreen antirreflexo e biocida desenvolvido por pesquisadores ingleses da Universidade de Salford, no Reino Unido. A equipe de pesquisa desenvolveu um filme fino de dupla função feito de dióxido de silício (AR) e óxido de cobre (biocida) que não apenas reduz a transmissão de infecções, mas também melhora a legibilidade das telas sensíveis ao toque, que estão disponíveis para vários grupos de usuários em espaços públicos, por exemplo.
Vidro com melhor aderência
A equipe da universidade descobriu que uma estrutura de três camadas em vidro com dióxido de silício / óxido de cobre / dióxido de silício tem melhor adesão e reflexão reduzida do que revestimentos duplos comparáveis. A produção é relativamente barata com a tecnologia de impressão atmosférica. O filme produzido foi caracterizado por uma série de técnicas, incluindo espectroscopia óptica, microscópio eletrônico e fluorescência de raios X. O comportamento biocida foi testado determinando-se a taxa de mortalidade de Escherichia coli.
Mais informações sobre o relatório estão disponíveis neste link. Glas Biocida de revestimento